TOMBAMENTO DA COLEÇÃO PALEONTOLÓGICA DA UFC

Autores

  • Antonio Daniel da Silva Silveira
  • Daniela Teixeira Dutra
  • Welberth Pereira Pimenta
  • Marcio Mendes

Resumo

A Bacia Sedimentar do Araripe está localizada no extremo sul do estado do Ceará e caracteriza-se pela sua complexa história geológica, possuindo registros de flora e fauna muito bem preservados que contam parte importante da evolução da Terra e da vida na região do Cariri. A Bacia do Araripe é alvo de pesquisas científicas desde o século XIX, envolvendo principalmente a grande riqueza fossilífera encontrada na região, com enfoque em pesquisas sobre os fósseis provenientes da Formação Crato. Porém grande parte do material fossilífero encontrado na região acaba sendo enviado para órgãos de outros estados capazes de receber coleções científicas, identificá-las e dar-lhe-ás início ao processo de tombamento conforme as normas internacionais. A fim de preencher essa lacuna, foi criado o acervo paleontológico pelo departamento de geologia da UFC, que atualmente possui uma vasta coleção de fósseis recebidos/coletados que estão sendo identificados e tombados pelo professor responsável com o auxílio dos bolsistas PBIA. A coleção paleontológica da UFC possui três livros tombos, na Coleção de Holótipo estão tombados os fósseis mais importantes que já foram estudados e publicados em revista especializada, cada exemplar recebe a etiqueta LP/UFC CH (número de tombo); a segunda coleção contém os fósseis que possuem procedência e que ainda não foram devidamente estudados, são tombados como reversa técnica e são etiquetados como LP/UFC CRT (número de tombo) e a terceira coleção estão os fósseis que são usados nas aulas práticas por que já foram bem estudados ou carecem de informações de procedências e etiquetados como LP/UFC CD (número de tombo). O tombamento da coleção paleontológica tem contribuído para a formação acadêmica dos bolsistas devido o contato direto com fósseis, considerados “chaves do passado geológico”, além de compreenderem as técnicas de tombamento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica