CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO DE MARX PARA DESVENDAR A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria RosÂngela de Souza,
  • Clarice Zientarski

Resumo

O método de Marx, denominado de materialismo histórico-dialético, com sua investigação e exposição, pode desvendar a política de accountability na educação brasileira, haja vista que o panorama a nível, mundial e local, se mostra em sintonia com os ditames do capitalismo, que constantemente, entra em crise, disseminando seu vírus da ganância às massas, o que favorece ao Estado na aplicação de políticas públicas em atendimento ao mercado e à valorização do capital. Desse cenário, emerge a problemática: como é possível entender e desvendar os reais interesses ocultos no conteúdo da política de accountability educacional a partir do método de Marx? Este trabalho tem por objetivo compreender se o método de Marx, contribui para desvendar a política de accountability na educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no materialismo histórico dialético. Conclui-se que o método de Marx, por ser investigativo, expositivo e dialético, revela processos de concepção de conhecimento com suas contradições e seu dinamismo. Isso permite um entendimento sobre a política de accountability, como sendo embutida de valores, crenças e ideologias de uma cultura que é mais do que avaliativa, é prestadora de contas, responsabilização e controle, variáveis que se tornam ingredientes lógicos e formais para o Estado, mesmo agindo de forma coercitiva, promove o consenso social nas massas, que se calam, sem contestação, nem revolução, já que ficou identificado, a partir do método de Marx, que esse tipo de política possui no seu bojo o objetivo de disseminar a lógica do mercado sob o modo de produção capitalista.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação