CORPUS DE PREVISIBILIDADE LINGUÍSTICA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
Resumo
Os processos cognitivos que nos ocorrem quando precisamos compreender e produzir linguagem verbal são um tema sempre relevante na Psicolinguística. O processo de compreensão da linguagem escrita, embora ocorra de forma automática e inconsciente, é complexo e cheio de variáveis. Detalhes como tamanho e frequência das palavras, assim como sua previsibilidade, podem dificultar ou facilitar esse processo. Em nossa pesquisa, estamos estudando a influência da previsibilidade de palavras e categorias gramaticais no processamento da linguagem verbal escrita no Português Brasileiro. Por previsibilidade, considerarmos o quanto uma palavra ou categoria gramatical é esperada numa dada posição sintática da oração. Assumimos que a compreensão é facilitada quando a previsibilidade é mais alta e confirmada. Para alcançar nossos objetivos, realizaremos duas atividades. Na primeira, montaremos um teste online de preenchimento de lacunas em que alunos dos cursos de LETRAS da UFC preencherão todas as palavras, exceto a primeira, de 50 parágrafos. Com isso, poderemos criar um corpus das palavras mais esperadas, assim como de categorias gramaticais. Na segunda etapa, com o rastreador ocular Eyelink 1000 hz plus, outros participantes, também dos cursos de LETRAS da UFC, que não fizeram parte da primeira atividade, lerão os mesmos 50 parágrafos e terão seus comportamentos e tempos de leitura gravados. Com isso, poderemos cruzar as informações dos custos de processamento, a partir dos dados obtidos pelo rastreamento ocular, com os índices de previsibilidade adquiridos anteriormente. Esperamos que palavras com maiores índices de previsibilidade ortográfica (a palavra exata) apresentem menores tempos de leitura, um sinal de maior facilidade de compreensão. Esperamos, ainda, que palavras com pequeno índice de previsibilidade ortográfica, mas alto índice de previsibilidade gramatical, também apresentarão alguma facilidade no processo de compreensão.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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