FRANQUIA TELEVISIVA EM FORMATO TALENT SHOW INFANTIL E A GESTUALIDADE NA PERFORMANCE DO CANTO
Resumo
Com a finalidade de entender como a gestualidade evidencia o hiato entre a característica infantil do programa The Voice Brasil Kids 2018 e os significados implementados em performances previamente determinadas, este estudo apresenta argumentos que contribuem para a compreensão de aspectos que envolvem produções em formato para disseminação global, sua concepção e estrutura, bem como o viés de análise a partir do reconhecimento do gesto como elemento de comunicação com significativo impacto na transmissão e recepção da performance mediatizada tecnicamente (aquela em que existe a interferência de aparatos técnicos tanto para a emissão como para a recepção da mensagem). A escolha metodológica, pautada na pesquisa qualitativa, primariamente, se estabeleceu pela pesquisa bibliográfica, posteriormente, pelo mirante do método análise de conteúdo, foi possível imergir nas peculiaridades da produção televisiva. Nesse ponto, a técnica análise estrutural, dentre outras benesses, permitiu o reconhecimento da estrutura híbrida do formato, (composta por talent show, game show e reality show). Para a compreensão de significados implementados na gestualidade de finalistas do programa, a análise se respaldou na abordagem sobre a viabilização da essência pela análise mental, desenvolvida por Husserl. Por fim, esta investigação apontou que a lacuna entre a especificidade infantil do programa e a gestualidade implementada em performances (previamente determinadas) se respalda pela utilização de gestos com significados voltados à esfera adulta. Deixou evidente também, que as escolhas composicionais, em algumas situações, reforçam essa perspectiva.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.