PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING ESCOLAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Resumo
Introdução: Vários países tem desenvolvido planos de prevenção e combate ao bullying por ser um problema mundial. A bibliometria, técnica quantitativa e estatística, tem sido utilizada para mensurar a produção e disseminação do conhecimento cientifico, os padrões de autoria, publicação e uso dos resultados de investigação bem como identificar a necessidade de novas pesquisas. Objetivo: Realizar uma análise bibliométrica da produção cientifica sobre as estratégias de prevenção e combate ao bullying escolar nas bibliotecas virtuais. Metodologia: Revisão sistemática da literatura com análise bibliométrica, realizada a partir do Web of Science através dos descritores (MESH) bullying, adolescents, school e prevention, e tendo como critério de inclusão artigos com acesso aberto, publicados entre 2009 e 2018, nos idiomas inglês, espanhol e português, entre os meses de maio e agosto de 2019. Dos 55 estudos localizados, 6 foram selecionados como amostra final. As referências foram inseridas no EndNote Web, sendo elaborado um fluxograma da análise dos resultados conforme o guideline PRISMA e os dados foram organizados no Excel® for Windows 2010. Resultados: Os principais autores são espanhóis e as medidas estudadas para o combate do fenômeno envolvem aspectos psicológicos, sociais, necessidade de capacitações, aspectos legais e estratégias de enfrentamento. Os indicadores de citação, obtiveram a soma do número de citações de 35, com média de citação por item de 5,83 e h-index de 4, embora somente três periódicos (50%) tenham sido avaliados pelo Journal Citation Reports e apenas 4 (66,6%) receberam avaliação do qualis periódicos na área de saúde coletiva. Conclusão: Os estudos propõem que um programa eficaz de prevenção e combate ao bullying deve ser intersetorial e contemplar aspectos relacionados a educação da comunidade escolar, desenvolvimento de ambientes de socialização e inclusão, apoio psicossocial, técnicas psicológicas de enfrentamento e estímulo à denúncia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.