IDEIA NO MEIO DA RUA: PUBLICIDADE E ESPAÇO URBANO.
Resumo
A Rastro Agência Júnior é um projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda. Formada por universitários com muita inquietação, senso crítico e vontade de experimentar, promove anualmente um evento, o IDeia, com palestras e oficinas sobre o universo da comunicação, suas tendências e discussões diversas sobre o impacto da mesma na sociedade. Em 2019, o evento buscou discutir a influência da publicidade na cidade, recebendo o nome “IDeia no Meio da Rua: Publicidade e Espaço Urbano”. O objetivo era convidar a comunidade acadêmica e os profissionais do mercado a pensar coletivamente a cidade e as mudanças que as ações de comunicação tem gerado no espaço urbano. Com isso, selecionamos projetos e profissionais que discutem a apropriação da cidade, desigualdades geográficas e empreendedorismo social, para discutir o que comunicamos nos espaços públicos e quais os efeitos dessa comunicação no cotidiano dos moradores. A partir dessa seleção, a equipe de desenvolvimento do evento pôde montar uma programação crítica e propositiva, mesclando falas entre marcas que atuam nos espaços públicos e a cidade, na figura de artistas e grupos que devolvem projetos sociais de ocupação e movimentação dos espaços. Discutindo através de palestras, oficinas e rodas de conversas o papel da publicidade no cenário da cidade de Fortaleza, o evento teve cobertura ao vivo nas redes sociais e ofereceu certificados aos participantes. Cada indivíduo percebeu de forma diferente o poder que a comunicação tem na construção, ocupação e transformação da cidade. Um convite a pensar a publicidade para além da sala de aula e agência de comunicação, contemplando as narrativas que já resistem dentro do caos urbano. Dentro desse processo, o IDeia trouxe também uma nova perspectiva sobre a relação da universidade e o mercado publicitário fortalezense, sendo potente no pensar a publicidade como um agente social, direcionador de políticas públicas e produtor de outras possíveis narrativas sobre a cidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.