A APLICAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA VOLTADAS PARA O DELTA DO RIO PARNAÍBA/PI
Resumo
Uma das formas indispensáveis de se refletir o espaço geográfico vem da Análise Geossistêmica, na qual o produto principal resulta da interação dos elementos naturais que constituem determinada paisagem (Clima, Geologia, Geomorfologia, Recursos Hídricos, Solos e Vegetação). O trabalho de campo em Geografia tem por objetivo principal, promover aos discentes capacidade de compreender o ambiente que o cerca, levando para o espaço exterior da sala de aula aquilo que se discute na teoria. A disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física, visa que, a partir de uma análise setorial, seja possível a realização de projetos, relatórios e diagnósticos ambientais, utilizando como pilar os métodos e as técnicas que melhor se ajustem para a individualidade paisagística de determinada área. Observa-se no litoral piauiense uma relevante área de interesse para realização da atividade de campo, pois sua costa figura como a menor porção litorânea dentre os estados brasileiros banhados pelo Atlântico. Apenas 66 quilômetros de extensão, situados entre os estados do Ceará e do Maranhão. Ainda que, o Piauí não se destaque quanto ao tamanho de seu litoral, uma importante e rica feição da paisagem se destaca. Trata-se do Delta do Rio Parnaíba, localizado entre o Piauí e Maranhão, que se revela por seus potenciais turísticos, educacionais e de pesquisa científica. Flora e fauna de uma área de transição entre a Caatinga, Cerrado a Amazônia fazem desta uma fonte inesgotável de pesquisas ambientais e sociais. A vigência de uma discussão voltada para as questões ambientais é perceptível no atual contexto geopolítico em que se acentua a exploração dos recursos naturais de maneira pouco sustentável. Desta forma, observou-se que os alunos desenvolveram capacidades de percepção das questões ambientais, colocando em prática e observando in loco conceitos e discussões postas em sala no decorrer do semestre.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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