A INFLUÊNCIA DOS DEBATES COMPETITIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Pedro Victor Andre Silva
  • Marcia Correia Chagas

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre as diversas e profundas contribuições que a prática do debate competitivo, já tradicional em países como o Reino Unido e os Estados Unidos da América, trouxe às Universidades Brasileiras, abrangendo uma análise destas contribuições tanto em seu aspecto prático quanto em seu aspecto teórico. Um profissional de excelência deve ser bom um construtor e defensor de teses ou, em alguns casos, um analista destas. Neste contexto, o desenvolvimento de práticas de debates, já na Universidade, atua como ferramenta de preparação dos futuros líderes da sociedade, sedimentando a relevância do uso da lógica e outros fundamentos essenciais. A própria falta de fundamentação racional e elaborada na política brasileira é um grave problema do sistema brasileiro, alvo de inúmeras críticas e análises, que o debate competitivo possui elevada capacidade de solucionar. Sendo treinados para construir casos e justificar a tomada de posição, preparam-se futuros gestores que, utilizando-se do Direito e da lógica para tomar a decisão correta, terão a capacidade de cristalinamente expor o decurso do processo decisório, possibilitando assim o exercício pleno do direito ao voto e de representação dos seus eleitores. Foi pautado nisso que determinou-se como uma das metodologias avaliativas da disciplina de História e Estudo do Direito, a divisão da sala em equipes, as quais ficariam a favor ou contra, temas controversos do imaginário jurídico e social. Ao final do debate, a equipe que demonstrasse melhor capacidade argumentativa para convencer o corpo de adjudicação, também formados por alunos da disciplina, era declarada vencedora. É, portanto, objetivo deste trabalho demonstrar como a propagação da prática de Debates Competitivos no cenário nacional, permitindo sua atuação como agente fortalecedor de um sistema político fundado em profissionais de qualidade, é benéfica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência