ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE VIDEOAULAS EXPOSITIVAS E AULAS TEÓRICAS PRESENCIAIS TRADICIONAIS
Resumo
INTRODUÇÃO: Durante a graduação na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), os alunos têm contato com diversas formas de ensino teórico, com um predomínio de aulas teóricas presenciais tradicionais e presença minoritária de alguns métodos alternativos de ensino, como videoaulas expositivas. Enquanto alguns estudantes dão suporte e apoio a este modelo, outros sentem-se saturados com a forma tradicional e gostariam que as videoaulas fossem mais presentes na graduação. OBJETIVO: Fazer uma análise comparativa entre Videoaulas Expositivas e Aulas Teóricas Presenciais Tradicionais na Graduação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa acerca de uma análise comparativa entre videoaulas e aulas teóricas entre discentes do curso de Medicina da UFC. Os dados foram levantados por meio de um questionário online no qual os alunos puderam destacar o principal motivo pelo qual preferem uma das metodologias apresentadas anteriormente. 92 alunos do 1º ao 5º ano responderam o questionário, que foi realizado no mês de Dezembro de 2019.RESULTADOS: 61 (66,3%) alunos acham mais proveitoso videoaulas, sendo “Assistir mais de uma vez, pausar e voltar” o principal motivo para 39 (63,7%), contra 31 (33,7%) que preferem aulas tradicionais, sendo “Tirar dúvidas e interagir com o professor” o principal motivo para 24 (72,7%), ou seja, praticamente 2/3 de uma amostra significativa da FAMED prefere videoaulas expositivas em comparação com aulas teóricas tradicionais, demonstrando que nosso currículo não condiz com o que os estudantes têm maior aproveitamento. CONCLUSÃO: Portanto, podemos sugerir aos professores que acrescentem videoaulas nos seus módulos como uma forma de adquirir conhecimento, seja substituindo as aulas teóricas tradicionais, seja como uma aula expositiva que preceda uma discussão de casos em sala de aula, entre outros.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.