ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO NA ATENÇÃO BÁSICA COM BASE NA PRESENÇA EM MONITORIAS
Resumo
A monitoria é uma modalidade de ensino que tem o objetivo de contribuir para a formação do aluno. Sendo assim, é necessário identificar se as atividades propostas por esse meio alternativo de prática pedagógica trazem benefícios aos alunos que participam. Objetivou-se analisar se a presença dos alunos na monitoria contribuiu para um melhor desempenho na disciplina de “Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto na Atenção Básica”. Trata-se de um estudo correlacional, onde o coeficiente de Spearman foi utilizado para correlacionar as variáveis “notas” e “presenças”. A análise foi feita com base nas notas dos alunos que cursaram o semestre 2019.2 da disciplina supracitada. Os dados foram fornecidos pela coordenação da disciplina e organizados em planilha do software Microsoft Excel, passando por tratamento estatístico no software R. O modelo de regressão linear foi utilizado para estabelecer uma predição da nota com base na participação dos alunos nas monitorias. Além disso, testes verificação de ajuste global, assimetria, curtose, função de ligação, heteroscedasticidade e normalidade dos resíduos foram usados para avaliar a adequação do modelo de regressão. Para as variáveis foram calculados intervalos de confiança de 95% e adotado nível de significância de 5%. Pelo modelo de regressão, para cada aumento de 1% no percentual de participação nas monitorias, obteve-se um aumento de 0,015 na média final da disciplina. Assim, alunos que participaram de metade das atividades ampliaram em cerca de 0,75 sua nota final. Em casos extremos, a participação em todas as atividades de monitoria poderia levar a um acréscimo de cerca de 1,5 ponto na média final quando comparado a total ausência de participação. Desta forma, percebe-se que a presença nas monitorias foi um fator positivo no desempenho dos alunos na referida disciplina. Sendo assim, as monitorias devem ocorrer de forma continuada para que os alunos possam ser cada vez mais beneficiados por essa forma de aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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