ANGIOSPERMAS DE RELEVANTE INTERESSE ECONÔMICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA NO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O curso de agronomia tem um amplo campo de atuação que vai desde administração rural até cultivo e melhoramento vegetal. Para uma formação do agrônomo é necessário também o conhecimento em morfologia e sistemática de angiospermas que são partes do conteúdo que fornece a base teórica necessária para execução das atividades que um agrônomo possa vir a exercer. Disciplinas com esse objetivo fazem parte da grade curricular do curso de graduação em agronomia da UFC. Estudos mostram que o ensino de botânica, usando espécies que os alunos já conhecem da sua rotina, faz com que o aprendizado seja eficiente para a formação de um profissional mais capacitado. O objetivo deste trabalho é destacar as famílias de Angiospermas que possuem relevante interesse econômico para através delas, ensinar morfologia e sistemática para alunos do curso de agronomia. Foi realizada uma revisão bibliográfica das famílias de Angiospermas em livros de botânica sistemática, segundo APG IV (2016), e listadas as com espécies com importância econômica e onde pode haver a atuação de um agrônomo na sua cadeia produtiva. As famílias listadas foram separadas em cinco grupos de acordo com a área econômica onde alguma espécie da família é relevante. Os grupos são: Uso alimentício, medicinal, industrial, invasora de plantações e outros. A pesquisa mostrou 83 famílias diferentes com ao menos uma espécie que é explorada economicamente. Como exemplos do resultado podemos listar: para uso alimentício, as famílias Poaceae; para uso medicinal, as familias Piperaceae; uso industrial, Malvaceae ; invasora, Cyperaceae e; outros usos, Orchidaceae. Essa diversidade de plantas e aplicações é fruto da estreita relação do homem e as plantas a milênios, novas descobertas e aplicações criadas ao longo do tempo. Existe uma grande variedade de espécies com relevante interesse econômico que podem ser usadas em aula tornando os futuros agrônomos já familiarizados, já da academia, com as espécies que podem vir a trabalhar.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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