ATIVIDADES DE MONITORIA: BRASIL COLONIAL

Autores

  • Pedro Paulo de Oliveira Trajano
  • Hortência Alves Nogueira
  • Mateus Ferreira dos Santos
  • Mario Martins Viana Junior

Resumo

A disciplina de História do Brasil I tem como objetivo debater e discutir autores e autoras, incluindo brasilianistas, que se inseriram nas reflexões em torno do que se convencionou chamar Brasil Colonial (séculos XVI ao XIX). As atividades de monitoria realizadas envolveram o fomento do debate em sala de aula, a partir de bibliografia escolhida pelo professor-orientador, como também a leitura e interpretação de fontes do período colonial, como datas de sesmarias, forais, regimentos e documentos que versavam sobre aspectos da escravidão. Além disso, outra ação de monitoria consistiu no acompanhamento e orientação dos seminários temáticos, realizando em conjunto com as equipes a busca por fontes bibliográficas e documentais. Por fim, uma das principais atividades propostas pela disciplina e que envolve a participação do(a) monitor(a) foi a aula de campo que ocorreu nos municípios de Aquiraz, Aracati, Limoeiro do Norte e Potiretama. Nela, o(a) monitor(a) propõe atividades, organiza, executa e acompanha a aula de campo. Em Aquiraz, foi realizada uma visitação ao museu, bem como ao povo indígena Jenipapo-Kanindé, que nos ensinou sobre sua cultura e a resistência cotidiana que enfrentam face aos interesses de grupos privados. Em Aracati, conhecemos o Cumbe, um dos muitos quilombos do Ceará, e, de forma semelhante, foi-nos apresentada a cultura - incluindo uma manhã no mangue e no rio Jaguaribe, além de parte da tarde nas dunas, que contém vários indícios da existência de sambaquis - e a resistência deles aos grandes empreendimentos, que ameaçam a permanência e/ou a plena vivência de sua cultura. Em Potiretama, aprendemos sobre a questão agrária atualizando o debate para o tempo presente. Além disso, há a realização de trilhas no município, na qual visita-se uma residência com arquitetura colonial e um sítio arqueológico para entendermos as ocupações (pré)coloniais do território.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência