AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS POR PARTE DOS ALUNOS ATENDIDOS

Autores

  • Emanuel Agerdeilson Ferreira Batista
  • Mateus do Nascimento Silva
  • Caio Ponte Carvalho Ferreira
  • Paulo Cascon

Resumo

O projeto de monitoria “Qualificação de Estudantes Para o Exercício da Docência na Área de Zoologia dos Invertebrados” tem como objetivo cardinal a preparação de graduandos para a docência na referida área. Dentro deste contexto, uma das etapas mais relevantes do processo de ensino-aprendizagem, a visão dos alunos, deve receber a devida atenção. Visando melhorias no processo pedagógico entre monitor-aluno, esse estudo visa identificar falhas e deficiências do projeto e, consequentemente, melhorar aprendizagem dos alunos na referida área. A pesquisa deu-se a partir da aplicação de um questionário nas aulas práticas das disciplinas de Invertebrados I e II. O questionário consistia em 5 questões nas quais o discente avalia a monitoria em geral, os materiais didáticos, a organização da lousa em 5 critérios de extremamente satisfeito até extremamente insatisfeito. O desempenho dos monitores que acompanham a turma foi feito a partir de um escala de 0 a 10. Um total de ? questionários foram respondidos. Em relação a satisfação dos discentes, 54,5% se mostraram extremamente satisfeitos com a monitoria em geral, 84% também se mostraram extremamente satisfeitos com a elucidação de dúvidas por parte dos monitores, 78% estavam extremamente satisfeitos com a organização da lousa e 45% se mostraram extremamente satisfeitos com os materiais didáticos. Os monitores, avaliados individualmente, receberam por parte de 85% dos alunos nota 10. O estudo mostrou que 2 alunos destacaram que alguns exemplares estavam danificados e um não gostou da organização da lousa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência