CATÁLOGO VIRTUAL DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO COM USUÁRIOS
Resumo
Este projeto partiu da iniciativa de atender as demandas do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, voltadas à aprendizagem nos processos de introdução, discussão e prática de coleta de dados, a fim de compreender o comportamento humano em sua relação com a tecnologia. Seu objetivo principal é fornecer referencial a ser utilizado pelos alunos no decorrer das disciplinas de Interação Humano-Computador (IHC) 1 e 2, e Design Emocional, para adentrarem no mercado de trabalho com conhecimento adequado sobre aplicações de instrumentos de avaliação da interação de usuários com tecnologia. Para tanto, foi realizada uma catalogação de instrumentos de avaliação em IHC, bem como a criação de uma versão on-line e gratuita do catálogo. A metodologia abordada se deu a partir do processo de amostragem forward snowballing para identificar artigos que apresentassem instrumentos de interesse ao catálogo, partindo-se de uma lista de publicações oriundas da pesquisa desenvolvida anteriormente pela orientadora, à qual este projeto dá continuidade. Os novos artigos foram selecionados seguindo os devidos critérios de aprovação para as próximas etapas da pesquisa. Seguiram-se dois processos de filtragem consecutivos, realizados pelos autores do projeto, cuja leitura dos artigos se aprofundava à medida em que se avançava para a próxima filtragem. Um terceiro pesquisador verificou as amostras resultantes, a fim conferir a corretude dos critérios de inclusão dos novos instrumentos. Um total de 28 novos instrumentos foram acrescidos ao catálogo desenvolvido anteriormente pela orientadora, contabilizando 144 ao todo, divididos em 8 tipos e classificados em 8 categorias de aplicação distintas, abarcando 7 perfis de usuários-alvo. O catálogo está disponível on-line para acesso e utilização nas disciplinas contempladas, já implantado no segundo semestre do ano de 2019, em que foi utilizado pelos alunos da disciplina de IHC2 para o estudo e escolha de instrumentos paraPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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