GRAU DE FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NAS MONITORIAS NA APLICAÇÃO PRÁTICA DA FARMACOLOGIA
Resumo
Introdução: A compreensão dos conhecimentos farmacológicos no cotidiano dos médicos é de grande importância, visando um manejo adequado das comorbidades dos pacientes. Neste contexto, a monitoria de farmacologia utiliza metodologias no intuito de promover a fixação destes conceitos entre os estudantes de medicina do quarto semestre. Objetivos: O estudo realizado utilizou dados coletados para analisar a perspectiva dos estudantes quanto a importância dos métodos realizados na monitoria e o grau de fixação dos conteúdos. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. A população compreendeu estudantes que estavam cursando do 6º ao 8º semestres em 2019.2 e como amostra tivemos 32 alunos. Os dados foram coletados utilizando “Formulários Google” com 10 questões, sendo posteriormente os dados compilados em uma planilha Excel. Resultados: Foram 32 alunos que participaram do estudo. Quanto as metodologias aplicadas 31 alunos(96,9%) acreditam que a apresentação de casos clínicos relacionando com os fármacos mais utilizados na prática clínica foram importantes para a fixação dos temas. Contudo, numa escala de 1 a 5, avaliando o quanto a utilização de pré e pós-teste fomentaram uma dedicação maior dos estudantes e um grau de conhecimento maior sobre o tema, apenas 12 estudantes(37,5%) deram nota 5 para essa importância. É fundamental salientar que 24 alunos afirmaram que necessitaram recordar os conhecimentos abordados nas monitorias durante situações práticas, como ambulatórios e estágios. Conclusão: O estudo evidencia que a realização de pré e pós-teste não é uma metodologia aceita por toda a amostra de estudantes. Por outro lado, a utilização de casos clínicos apresentou-se como uma saída importante para o melhor aprendizado e fixação do tema. Isso demonstra a necessidade de novas técnicas que aliadas as já utilizadas garantam o maior grau de compreensão sobre o tema na prática médica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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