INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E A PROPOSTA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
As disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento vêm carregada de conhecimento teórico e prático, além de uma proposta de contribuição em diversas áreas para a formação enquanto profissional de psicologia, a partir disso o presente trabalho visa apontar como as disciplinas de psicologia do desenvolvimento fornecem arcabouço teórico para diversas áreas da formação em psicologia e como a iniciação a docência na disciplina parte de uma formação teórica abrangente. Para embasar a proposta de interdisciplinaridade foi realizada durante as disciplinas de psicologia do desenvolvimento II no primeiro semestre e psicologia do desenvolvimento I no segundo semestre, uma metodologia de avaliação que contava com a produção de trabalhos a partir de temas variados relacionados a velhice, infância e adolescência além de entrevistas com diversos profissionais relacionados com as áreas em questão. Foram elaboradas produções com diversos temas relacionados a velhice e seminários durante o primeiro semestre. No segundo semestre com acompanhamento dos bolsistas de monitoria foram produzidos trabalhos dissertativos a partir do acervo da disciplina e noticias relacionadas a infância e a adolescência, além de cartas a respeito de atividades práticas realizadas durante a disciplina com temas como: entrevistando idosos sobre a sua infância, entrevista com profissionais da infância, entrevista com adolescentes, escrita sobre obra artística, observação dos bate-papos adotivos e visita a coletivos e movimentos políticos, religiosos e culturais de juventude. A partir da metodologia utilizada nas disciplinas é possível perceber que a formação enquanto profissional de psicologia é composta por uma variedade de diálogos entre diversas áreas dentro da própria psicologia, e a psicologia do desenvolvimento oferece diálogos interdisciplinares entre essas diversas áreas enriquecendo a formação do psicólogo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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