METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ANÁLISE DE ALIMENTOS PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Resumo
A análise de alimentos visa estudar as propriedades físico químicas e nutricionais dos alimentos. Essa área de ensino é de extrema importância, já que atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento de produtos alimentícios. O projeto buscou promover um maior interesse do aluno pela área de análise de alimentos e pela vivência laboratorial, além de auxiliá-lo no desempenho de suas atividades durante a disciplina. A metodologia usada em ambos os semestres constituiu na aplicação de listas de exercícios referentes a cada aula teórica, visando facilitar o entendimento dos assuntos; realização de dinâmicas em grupo por meio do jogo kahoot! como metodologia ativa de ensino, e discussão sobre artigos, a fim de incentivar a busca por novas metodologias de análises. Além das metodologias citadas anteriormente, foram realizadas aulas práticas demonstrativas e elaboração, por parte dos alunos, de vídeos didáticos contemplando a aplicação do conteúdo teórico. Já no segundo semestre de 2019, foi proposto aos alunos a elaboração de um produto alimentício inovador e sua caracterização por meio de análises bromatológicas. Os produtos criados foram expostos em um workshop ao fim do semestre, acompanhado da apresentação por meio de vídeos direcionados ao marketing dos alimentos desenvolvidos pelos grupos. Esta apresentação foi direcionada aos colegas de sala e aos professores do departamento. Alguns dos produtos foram também apresentados na Feira do Conhecimento realizada no Centro de Eventos em Fortaleza em outubro de 2019. Por fim, foi aplicado um formulário, via Google Docs, direcionado aos alunos como forma de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo de cada semestre do ano corrente. Conclui se que as atividades executadas na disciplina de FAA durante o ano de 2019 para o curso de Engenharia de Alimentos foi satisfatória e recomendada para turmas futuras, sendo eficientes para o aprendizado dos alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.