OS BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTOLOGIA HUMANA.
Resumo
A disciplina Fundamentos de Histologia e Embriologia Humana ministrada no primeiro semestre do curso de Odontologia é um grande desafio para os estudantes recém ingressos na Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa disciplina une a compreensão dos conteúdos teóricos com a visualização e interpretação das lâminas histológicas e de modelos embriológicos. A fim de envolver o aluno como protagonista de sua aprendizagem e direcionar estratégias de ensino aos seus interesses, foi desenvolvido um jogo como meio de aplicar a metodologia ativa entre os alunos. Esse trabalho, tem como objetivo demonstrar os benefícios da introdução da metodologia ativa no cotidiano acadêmico, entendendo que esse tipo de ensino é uma ferramenta complementar e facilitadora do processo de aprendizagem. Para isso, foi aplicado um jogo sobre o principal assunto da terceira etapa refere ao Histologia bucal: Odontogênese. Essa atividade era composta por questões teóricas objetivas e por questões práticas sobre as lâminas histológicas do assunto. Os alunos foram divididos em duas equipes e para cada time foram separadas quantidades semelhantes de questões teóricas e práticas e, além disso, foi pré-determinado um tempo máximo de 3 (três) minutos para o debate e posteriormente responder aos questionamentos. Por fim, a equipe que possuísse a maior quantidade de acertos seria a equipe vencedora. Após o término da gincana, foi direcionado um questionário objetivando avaliar o nível de contribuição dessa atividade. Os resultados coletados demonstram uma repercussão positiva da gincana, uma vez que 100% destes alunos relataram uma melhoria na compreensão do conteúdo após a finalização do jogo, confirmando que a aplicação da metodologia ativa traz diversos benefícios, como o aprimoramento da confiança e desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de aprendizado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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