OS TÊXTEIS NA VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE DESIGN-MODA
Resumo
Na integralização curricular do curso de Design-Moda, a disciplina de Fibras e Fios está presente no primeiro semestre. Nesse momento em que o estudante está ingressando no curso, tem os primeiros contatos com a matéria prima base para o desenvolvimento dos produtos do vestuário. Tendo passado por esse processo como aluna e, em 2019.1, como monitora PID voluntariamente, apresento, neste trabalho, relato das minhas experiências na referida disciplina. Ter acesso - na teoria e nas práticas em laboratório - às fibras naturais, artificiais e sintéticas e à variedade de fios e tecidos produzidos com esses materiais foi de grande aprendizado, ensinando sobre a identificação de cada tipo. Na oportunidade de estar monitora, pude aprender mais ainda sobre essas matérias primas e produtos junto a turmas bastante diversas, participativas e curiosas as quais me instigavam a pesquisar cada vez mais sobre a área têxtil para responder de forma clara às suas dúvidas. Estudar e auxiliar a professora e os alunos contribuiu de maneira ímpar para que entendesse mais sobre didática e planejamento de aulas, bem como desenvolvesse uma boa comunicação, competências fundamentais para quem pretende tentar uma carreira acadêmica. Ressalto, também que o conteúdo dessa disciplina é imprescindível para a formação do estudante de moda pois as características das fibras influenciam no resultado da peça final , ou seja saber como escolher o tecido. O toque, o caimento e a durabilidade são configurações dadas a partir do comportamento da fibra e da construção do fio até o entrelaçamento com outros em tecido. Além disso, em busca de alcançar uma cadeia cada vez mais sustentável, outras fibras estão sendo criadas para ser uma alternativa à utilização das provenientes do petróleo. A importância dessa experiência para outros bolsistas que virão, sem dúvida, é por despertar ainda mais o interesse pela área, bem como uma experiência útil para o currículo acadêmico como também para a atuação profissionalPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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