DIFUSÃO E COMPREENSÃO DE NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA PROPAGAÇÃO E REPERCUSSÃO ENTRE JORNAIS E LEITORES
Resumo
Este resumo tem como um dos focos a recepção de conteúdo de periódicos jornalísticos pela audiência, especialmente no meio online. Assim, o objetivo da pesquisa elaborada para o presente texto é replicar o método de avaliação dos fatores de noticiabilidade, baseado na utilização tanto de veículos e quando de leitores, diante de como esses dois grupos realizam seus processos de seleção de fatos passíveis de ser tornarem notícias publicadas na rede social. A revisão da bibliografia sobre os critérios de noticiabilidade é feita para estabelecer possíveis divergências e convergências sobre a como esses fatores são utilizados pelos dois espectros, jornais e leitores. Esse entendimento vem acompanhado da análise dos resultados de postagens da página no Facebook de veículos jornalísticos do Brasil, Chile e Canadá. Para o fornecimento de índice de confiabilidade e da checagem das análises, os resultados passam por um teste relacionado o resultados das codificações, considerando o índice Krippendorff, na tentativa de perceber os aspectos replicantes dos e a verificação dos diferentes codificadores. Diante da variação de -1 a 1, quanto mas próximo de 1, mais confiável. Acima de 0,8 é considerado confiável, quanto entre 0,667 e 0,8 são suficientes para variáveis experimentais e valores abaixo de 0,667 são aceitos apenas para estudos em fase de teste. A reprodução do teste pode afirmar a relevância de análise da conteúdo na comunicação, juntamente de mudanças na forma de consumo, como aponta Raquel Recuero (2009), quando o usuário, leitor, é também seu filtro de informações para replicação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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