DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE DISCENTES ACERCA DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM SECRETARIADO EXECUTIVO
Resumo
A docência na educação superior emerge como área de atuação secretarial e evidencia desafios relacionados ao domínio de conhecimentos pedagógicos. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções de estudantes de Secretariado Executivo sobre as práticas de ensino de docentes-secretários executivos e como objetivos específicos identificar as metodologias de ensino desenvolvidas por docentes-secretários executivos, conhecer os aspectos positivos e as lacunas relacionadas às práticas de ensino aplicadas por docentes-secretários executivos, sob o olhar de discentes e refletir acerca das contribuições da didática de ensino para o processo de ensino-aprendizagem em Secretariado Executivo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva com a participação de estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: aplicação de questionário voltado a 37 discentes e entrevista com quatro estudantes. Os resultados denotaram que as metodologias adotadas pelos professores são participativas e inclusivas, bem como possibilitam uma fusão entre o mundo real e as leituras e englobam experiências reais. Entretanto, observou-se a necessidade de ampliação do diálogo entre os professores e os discentes para entender suas potencialidades e fragilidades e analisar a efetividade das práticas de ensino para a aprendizagem. A discussão acerca das contribuições da didática para o processo de ensinar e aprender denotou que as práticas de ensino aplicadas facilitam e intermedeiam a construção de conhecimentos. Considerou-se que a relação teoria e prática não atendem às necessidades dos discentes, os quais classificaram as aulas como teóricas ou práticas, sem um inter-relação entre ambas e que necessitam de estratégias harmônicas, especialmente em disciplinas específicas que oferecem um panorama das atribuições a serem desenvolvidas nas organizações.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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