A APLICABILIDADE DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZADO EM IMUNOLOGIA BÁSICA, COMPARADO AO MÉTODO CONVENCIONAL
Resumo
A disciplina de Imunologia Básica, ministrada no curso de Medicina, visa fornecer fundamentos teóricos e práticos da imunologia, juntamente com uma visão geral da sua aplicabilidade na área médica. Com o intuito de fortalecimento da aprendizagem, assim como reduzir as dificuldades relacionadas a essa disciplina, foram realizadas monitorias dinâmicas, com interações entre grupos e discussão de questões, viabilizando a integração entre os ciclos básico e clínica médica. Com isso, deseja-se avaliar a efetividade das diversas modalidades de interação em aula com monitores, relacionando o método com o aprendizado de conteúdo. Foram realizadas atividades de metodologia ativa, com disputa em grupos, com sorteio de livros à equipe vencedora, roda com música e ao parar responder perguntas, e metodologia convencional, com prova individual, com os diversos assuntos abordados na disciplina. Na aula seguinte, foi realizado uma avaliação, referente ao assunto abordado e feito uma comparação entre a taxa de acerto após monitoria utilizando metodologia ativa e convencional. A partir disso, demonstra-se que houve uma variação significativa entre as modalidades apresentadas anteriormente. Observa-se que as interações com música e disputas em grupo tiveram uma adesão maior (91% e 96% de presença), além de fortalecer o índice de aprendizagem (89% e 96%, respectivamente) e interesse em aula (avaliado subjetivamente), comparado com o método convencional de prova individual (88% de presença e 67% de acertos). Nesse último, houve uma maior interação ao aplicar questões de residência, em relação a perguntas formuladas. Portanto, a monitoria sempre será considerada uma importante ferramenta pedagógica. No entanto, houve a necessidade de reformulação para fortalecer a apreensão do conteúdo, com a criação de um espaço aberto ao diálogo com os alunos. Além disso, a utilização de metodologias ativas mostrou-se fundamental para a fixação de conteúdo e preparo na formação médica de forma eficaz.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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