A ESCUTA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE MAPAS AFETIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Ivo Duarte de Sousa
  • NULL
  • Francisca Denise Silva do Nascimento

Resumo

O presente relato se desdobra a partir da prática no Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades – LAEDDES – vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. As ações são realizadas em escolas de ensino médio em Sobral. Espaços desenvolvidos para apresentação das Universidades Públicas no município, e proporcionar lugar de fala e escuta diante as demandas que emergem na escola, perante um sistema desigual seja econômico/social que afeta a educação. Com o lema “Conhecimento é cidadania ativa”, o LAEDDES objetiva apontar a educação como um dos meios de transformação social. No semestre de 2019.2, utilizamos o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) definido por Bonfim (2010) metodologia que facilita de um modo tangível, através de imagens e palavras, sentimentos em relação ao local no qual o sujeito está inserido, no nosso caso, a escola. Sendo realizada na escola x, no total de 14 encontros, sendo um público de 120 alunos. Após a aplicação do IGMA, é realizada a análise através da escala Likert, no caráter quantitativo, mas que no decorrer da analise ocorre o cunho qualitativo. No final das ações após o diálogo entre os extensionistas notou-se que o momento foi propício para os alunos falarem sobre sua relação com espaço escolar que para muitos, se configura em ambiente de hostilidade em contraste com sentimento de acolhimento. Articulando com os teóricos que estudamos no decorrer do semestre, foram suscitados pontos entre teoria e prática. Através dos discursos dos estudantes, percebemos inúmeros fatores que perpassam o sujeito que é silenciado pelo ambiente escolar. Observamos que o contexto de origem do aluno não é considerado e isto pode gerar em fracasso escolar, para Bourdieu cada indivíduo é caracterizado em termos de uma bagagem socialmente herdada (Nogueira e Nogueira 2016), ou seja, essa bagagem pode estar incluída fatores externos objetivos e que pode ser posto a serviço do sucesso ou fracasso escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Extensão – PREX