AVALIAÇÃO DE POSTAGEM NO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO RECONHECIMENTO DO AVC
Resumo
Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de mortalidade e a terceira maior causa de incapacidade no mundo. Em face disso, fica notória a relevância dessa temática e a necessidade de orientar a população sobre o que fazer diante de tal acometimento. Objetivos: Analisar a utilidade das postagens no instagram acerca do reconhecimento do AVC como meio de educação para a população. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de questionário online pela plataforma Google e teve a colaboração de 54 indivíduos. Primeiramente, foram questionados se eram ou não profissionais da saúde. Em seguida, as pessoas realizaram o pré-teste, o qual questionava sobre o número do SAMU, sinais e sintomas de AVC e o que se deve fazer em tal circunstância. Após a realização do pré-teste foi apresentado a postagem sobre reconhecimento de AVC realizado pela Liga de Emergência e em seguida a pessoa realizava o pós-teste. Resultados: 54 pessoas responderam ao formulário, dessas 16 eram profissionais da saúde e 38 não. Ao realizar o pré-teste, 49 (90,7%) sabiam o número do SAMU, 50 (92,6%) identificaram sinais e sintomas do AVC e 38 (70,4%) procederam de modo correto. Por fim, no pós-teste, 52 (96,3%) responderam corretamente o número do SAMU, 53 (98,1%) reconheceram os sinais e sintomas de AVC e 52 (96,3%) aprenderam o que se deve fazer diante de tal situação. Conclusão: À luz dessas considerações, pode-se evidenciar que a postagem foi eficaz em promover o ensino sobre o AVC, principalmente, no quesito sobre o que se deve fazer nessa situação. Tal fato é de extrema importância, tendo em vista que o AVC tem grande mortalidade e o instagram é um veículo de comunicação em massa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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