CLÍNICA DE PLANTAS DA UFC: DIAGNOSE VIRTUAL E CONTEÚDO EM PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Italo Gustavo Braga Habermann
  • Israel Lopes de Andrade
  • Cristiano Souza Lima

Resumo

Desde março de 2020, o atendimento presencial ao público na UFC ficou suspenso e ou limitado devido à pandemia da Covid-19. Com isso, as atividades da "Clínica de Plantas" precisaram ser adaptadas a essa nova realidade. O presente trabalho apresenta as estratégias utilizadas no projeto "Clínica de doenças de plantas" para continuar ofertando os serviços em Fitopatologia à sociedade em meio a pandemia. O serviço de "telemedicina vegetal" é baseado na "diagnose virtual", que consiste em diagnosticar doenças em plantas comparando imagens e descrições de sintomas, recebidas por meio digital, com as informações na literatura. Interessados (produtores, agrônomos e pessoas que cultivam plantas em geral) enviam fotos e descrição dos sintomas. Após análise, envia-se o laudo com o(s) causador(es) mais prováveis, já descritos na literatura. Foram realizadas 2 consultas virtuais e 15 consultas com envio de material, menos que a média de 50 consultas por ano. A baixa procura pode estar relacionada com a pandemia e o novo serviço ainda ser pouco conhecido. Como forma de divulgação, foram produzidos e publicados conteúdos em plataformas e redes sociais. Foi criada uma “marca” com o nome “Clínica de Plantas da UFC” e símbolo próprio. As principais redes foram Instagram (clinicaplantas.ufc) e Youtube (Clínica de Plantas da UFC). No Youtube foi disponibilizado um podcast com informações sobre Fitopatologia. O podcast foi escolhido por ser uma mídia de influência crescente com potencial para atingir vários públicos. Os episódios funcionam como divulgação científica, buscando também uma linguagem acessível para o público em geral. Cada episódio traz uma temática relacionada a doenças em plantas ou tratamento. O primeiro podcast foi sobre a clínica e a diagnose virtual. Os resultados das ações ainda são pequenos, mas já mostram novos ambientes a serem explorados para beneficiar a sociedade com informações e serviços. E poderão ser mantidos para além do período de distanciamento social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão