CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS SOBRE PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E DROGAS E DA COVID-19 DESTINADAS AOS ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA.
Resumo
Com a pandemia do novo coronavírus tornou necessário o uso de novas estratégias para ações de extensão com os adolescentes sobre a prevenção do uso de álcool e drogas e informações essenciais sobre o vírus. Na tentativa de se adequar à nova realidade de e de compartilhar informações, foram construídos materiais educativos para serem disponibilizados em redes sociais para que todos pudessem ter acesso, principalmente os adolescentes. Objetiva-se relatar experiência da construção e compartilhamento de tecnologias educativas sobre prevenção do Uso de Álcool e Drogas e da COVID-19 aos adolescentes. Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de tecnologias educativas sobre o covid-19 e sobre os malefícios do uso de álcool e outras drogas na tentativa de se adequar a realidade virtual, de abril a dezembro. Foram produzidos materiais educativos com imagens, pequenos textos com linguagem acessível, indicados vídeos no Youtube e disponibilizados links de leitura sobre todas as informações necessárias sobre o novo vírus. Tais materiais eram editados pelo aplicativo Canva e depois divulgados pelo Instagram do Projeto Aids e grupos de WhatsApp dos alunos da escola Félix Azevedo, semanalmente. Para a produção dos materiais foi feito o estudo de materiais do Ministério da Saúde, OPAS Brasil, Anvisa, a leitura de artigos e a realização de cursos online, pela plataforma AVASUS. Percebeu-se através do número de visualizações que os jovens estavam interessados em saber sobre o tema e que o uso de redes sociais foi bastante positivo para alcançar o público, demonstrando a importância de inovar as ações de educação e saúde para tornarem-se mais didáticas e de fácil acesso. Além disso, a produção e a divulgação dos materiais teve boa aprovação, já que foram realizadas entrevistas sobre as atividades e publicadas no site Divulgando a Extensão. O uso de tecnologias educativas tornou possível inovar as ações e aprimorar a comunicação com os adolescentesPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.