PROJETO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APOIO AO TRABALHO DOCENTE DE ENCONTROS ONLINE COM CRIANÇAS DA UUNDC EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Resumo
Este trabalho objetiva relatar ações do Projeto Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: o cotidiano junto às crianças da UUNDC, com a turma Infantil 4B em 2020, em que iniciou a pandemia de Sars Cov 2 (COVID-19). A Proposta Pedagógica da UUNDC (Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança) tem a criança como foco do planejamento curricular e se ampara nas normas DCNEI (BRASIL-2009) e BNCC (BRASIL-2017). As crianças conviveram durante um mês com a professora na Unidade, fechada por orientações da Universidade. Após isso, ainda no primeiro semestre, foi mantido contato com as famílias via grupo do WhatsApp, por onde a professora compartilhava livros digitais e links de vídeos sugestivos para as crianças. As professoras da Unidade elaboravam um plano pedagógico para esse tempo, de modo a não se distanciar dos princípios da Proposta Pedagógica. De agosto a dezembro realizamos Encontros online utilizando o aplicativo Google Meet, visando um contato mais próximo às crianças. Ocorriam dois Encontros por semana e a turma era dividida em dois grupos, assim cada criança teria mais tempo para falar e ser escutada. As crianças escolheram tratar de temas como borboletas e felinos. Ao discutirem sobre os animais, ampliavam o conhecimento com a mediação da professora e bolsistas do projeto. Houve contação de histórias, brincadeiras, proposta de desenhos e escrita de palavras significativas, encontro de halloween à fantasia, piquenique online e aniversários online. As ações foram combinadas com as crianças, a fim de que se interessassem em participar. Como resultados, as crianças se mantiveram vinculadas à UUNDC e gostaram dos Encontros online. Esse contato foi possível mediante o acesso à tecnologia e apoio das famílias para acessar o aplicativo. A ação respeitou as especificidades de cada família, que deram retorno positivo a esse trabalho. O projeto apoiou o trabalho docente e contribuiu com experiências e aprendizagens das crianças durante o isolamento social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.