PROPOSTA DE MELHORIAS NOS SISTEMAS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ A PARTIR DA ABORDAGEM ANALÍTICA DO BALANCED SCORECARD

Autores/as

  • Davi Tomaz de Castro
  • Maxweel Veras Rodrigues
  • Vládia Maria Cabral Borges
  • Maria Elias Soares

Resumen

Na educação superior, estudos sobre internacionalização mostram-se imprescindíveis, pois permitem contribuições significativas sobre as estratégias realizadas e o estágio gerencial das organizações. A partir da premissa de que uma organização eficaz dispõe de processos de planejamento, operação e controle claros e efetivos, as pesquisas acerca das gestões institucionais sobre a internacionalização revelam-se essenciais. Ao considerar os estudos de caso de Teixeira (2018) e Nunes (2018) que revelaram lacunas administrativas na Universidade Federal do Ceará (UFC) e o levantamento realizado pela CAPES (2017), no qual parcela considerável das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras demandam maiores esforços na gestão, este estudo propôs melhorias nos sistemas estratégicos de avaliação da internacionalização na UFC, a partir da abordagem analítica do balanced scorecard, de Kaplan e Norton (1992), usando o roteiro de Rocha (2016), o qual reconhece a necessidade de sistemas de avaliação em internacionalização pelas IES brasileiras e fundamenta proposta baseada nas perspectivas de Stakeholders, mobilidade acadêmica, inovação curricular, desenvolvimento de pessoas, recursos materiais, financeiros e estruturais e perspectiva de mudança organizacional. Portanto, realizou-se uma análise descritiva, de abordagem qualitativa, a fim de identificar as diretrizes institucionais e a percepção de gestores acerca da temática, bem como realizar proposta de indicadores que possibilitem melhorias nos sistemas de mensuração de desempenho em internacionalização pela UFC. Os resultados apontam que a UFC trata a internacionalização como prioridade, porém necessita de maior controle em seus processos de avaliação. Além disso, a dimensão “Idiomas” é acrescentada como uma perspectiva adicional à proposta de sistema de avaliação sugerida neste trabalho por ser considerada indispensável ao sucesso da internacionalização na UFC.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC