A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO COMO BOLSISTA NA REVISTA DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE BIBLIOTECONOMIA
Resumo
A Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará foi fundada em 1983 e restaurada em versão eletrônica em 2010, tem publicação semestral e está inserida em importantes bases de dados, diretórios, índices e portais. As 24 edições publicadas em interface com a graduação e a pós-graduação da Psicologia indicam temas de relevância da área, favorecendo a democratização do conhecimento. A editoração de periódicos é essencial no contexto da comunicação científica, pois desenvolve o fluxo editorial, as competências em informação, dando acesso às produções acadêmicas de qualidade. O curso de Biblioteconomia trabalha tais temáticas, e como a Revista de Psicologia, enfatiza o caráter interdisciplinar. Ao criar parceria com bibliotecários da BCH, CIndex e Portal dos periódicos, a Revista de Psicologia foi inspirada a inserir vaga para estudantes de Biblioteconomia. Pelo diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, o estudante que atua como bolsista na Revista adquire relevante experiência, pois sua formação contempla etapas da representação da informação, atendimento às demandas informacionais e contato com fontes especializadas. As atividades realizadas resultaram na aprendizagem prática da editoração eletrônica, abrangendo todas as etapas, a saber: organização dos manuscritos, verificação da adequação às normas da Revista, revisão das Normas APA, atualização do site, combate ao plágio via software especializado, captação de avaliadores ad hoc, comunicação com autores e processo de pleitear à Revista novas bases de dados, além da atualização das 18 conquistadas. Atuar na Revista de Psicologia contribui amplamente para o estudante articular os conteúdos teóricos da graduação que tratam da editoração e a realidade do trabalho realizado em periódico científico, promovendo complementação da formação e preparação para o mercado de trabalho. Agradecimentos à Pró-Reitoria de Extensão que concedeu a bolsa e à Revista de Psicologia que abriu espaço para Biblioteconomia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.