ANÁLISE DA EFICÁCIA DA APLICAÇÃO REMOTA DE PÓS E PÓS-TESTE NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO EM CURSO DE ANTOMIA E CICLO CARDÍACO
Resumo
INTRODUÇÃO: O sistema cardiovascular é um dos responsáveis pelo funcionamento do organismo humano. Afinal, é ele que faz o bombeamento do sangue, levando oxigênio a todas as células do corpo. Entender a anatomia cardiovascular e o ciclo cardíaco, portanto, é indispensável para qualquer profissional da área da saúde e que deseja proporcionar longevidade e qualidade de vida aos pacientes. Dessa forma, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, para orientar quanto a esse tema tão significativo, realiza um curso de introdução à Cardiologia para alunos da graduação de Medicina que desejam participar do processo seletivo da liga. OBJETIVO: Pretende-se comprovar a eficácia da utilização de pré e pós-testes online como forma de analisar a aquisição de conhecimento sobre a aula de anatomia e ciclo cardíaco. METODOLOGIA: Foram aplicados questionários com 8 perguntas-padrão aos 11 alunos participantes do curso, incluindo alunos do semestre 0 ao 6, antes e após a aula, através do aplicativo google forms. O curso foi realizado no início de julho 2021, com aulas ministradas apenas por membros do projeto de extensão e disponibilizadas de modo assíncronas no google classroom. Os resultados com o número de acertos antes e após a aula foram organizados no Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido no pré-teste por uma média aritmética simples foi de 6,9 acertos, isso corresponde a 86,25% de acerto da prova, já a média de acertos no pós-teste foi de 7,7, correspondendo a 96,25% das questões. A partir desses resultados, podemos observar que houve um aumento de 10% de acertos do pós-teste em relação ao pré-teste. CONCLUSÃO: A eficácia da aplicação de questionários online do google forms como método de investigação de aprendizagem foi ratificada, uma vez que se constatou o aumento na quantidade de acertos em relação aos dois períodos avaliativos da aula.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.