ANÁLISE DO PERFIL DOS INSCRITOS PARA O GRUPO DE ESTUDO EM TECNODOCÊNCIA (GET) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O objetivo é analisar o perfil dos professores inscritos no Grupo de Estudo em Tecnodocência, ofertado pelo Instituto Universidade Virtual (IUVI) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão PREX/UFC, em 2021, no Google Classroom. A fim de se compreender as características sociodemográficas dos inscritos no curso, bem como analisar seus conhecimentos sobre docência, atribuindo-os para a escolha do projeto, a pesquisa de caráter descritivo utilizou-se do método de Estudo de Caso. A unidade de análise é formada pelos 37 inscritos, com 2 instrumentos de pesquisa: Questionário inicial de inscrição, onde foram realizadas 18 perguntas de caráter pessoal, sobre características sociodemográficas dos inscritos e Questionário de sondagem, com 12 perguntas subjetivas relacionadas à docência e às tecnologias digitais. O perfil sociodemográfico apresentou como resultado a maior participação do sexo masculino (54%), com idade igual ou superior a 30 anos (81%), apresentando algum tipo de especialização acadêmica (89%). Quanto ao questionário de sondagem, a respeito dos conhecimentos sobre Tecnodocência e Docência, a pesquisa demonstrou que 78% dos inscritos já tinham conhecimento do termo Tecnodocência, relatando definições que mais se aproximaram da definição formal. Foi relatado também um nível alto de conhecimento prévio sobre as Teorias de Aprendizagem, com um percentual de inscritos que não detinham informações sobre estas (inferior a 5%). As perguntas do questionário de sondagem mostraram que a maioria dos docentes que buscaram o projeto trazia consigo conhecimentos prévios a respeito das tecnologias digitais e das diferentes teorias de aprendizagem, tornando o projeto uma alternativa viável para professores que desejam aperfeiçoar e maximizar os seus conhecimentos a respeito de docência. O presente estudo pretende servir como base de dados para futuras pesquisas a respeito de público-alvo e estratégias para projetos sobre tecnologias digitais e sua aplicação na docência.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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