BLITZ EDUCACIONAL SOBRE O PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: Queda é definida como um evento não planejado caracterizado pela necessidade de amparo ao paciente, mesmo que não chegue ao chão, produzindo ou não dano. Pode ocorrer por fatores intrínsecos a situação do paciente ou extrínsecos com relação a assistência prestada. Os índices de queda podem ser utilizados para mensurar a qualidade do cuidado pois podem gerar danos aos pacientes sendo necessário acompanhar a evolução do paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma ação de extensão relacionada ao Protocolo de Prevenção de Quedas em Ambiente Hospitalar realizada em uma unidade hospitalar terciária. METODOLOGIA: A extensão foi realizada nos dias 14 e 15 de junho de 2021 pela Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, em parceria com o Projeto de Extensão Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente no contexto do Hospital Universitário Walter Cantídio. Foi utilizado um quadro expositor, com os dados relacionados ao incidente queda ocorridos ano de 2020 notificados na ferramenta institucional Vigihosp e materiais educativos como panfletos e jogo de caça palavras com conceitos principais do protocolo de prevenção de quedas e em alusão ao dia 24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas. A abordagem foi realizada no hall, em razão de ser um local de grande circulação dos colaboradores, e, posteriormente, foram realizadas orientações in loco, nas unidades assistenciais. RESULTADOS: Durante os dois dias de ação, foram alcançados 180 funcionários das áreas assistenciais e de apoio. CONCLUSÃO: Diante do exposto, é possível observar que a rotina de trabalho hospitalar é corrida e acaba dificultando a inclusão de iniciativas educacionais, ademais a ação realizada contribuiu para a disseminação do conhecimento relacionado ao Protocolo de Prevenção de Quedas, estimulando a melhoria da assistência prestada e a segurança do paciente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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