CRIAÇÃO DE UM PODCAST PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDOS PERTINENTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E DISSEMINAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA NÚCLEO RONDON NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Victor Caetano Rodrigues
  • Ana Carolina Bernardo Alves
  • Ana Kamila Lopes de Paiva
  • Sara Araújo Bezerra
  • Thalia Alves Chagas Menezes
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

Introdução: Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mais de 1,5 bilhão de alunos estão sendo afetados pelo fechamento de escolas e universidades, diante da atual pandemia de Covid-19. Para dar continuidade às atividades de ensino, muitas instituições adotaram a metodologia do Ensino à Distância. Há necessidade de manutenção do ritmo de aprendizagem, o que demanda um processo de transmissão de informações atrativo e, por vezes, criativo1. Dessarte, a implementação do podcast foi pensada por ser uma ferramenta simples, acessível e de longo alcance. Objetivo: Relatar a construção de um canal de podcast, voltado aos acadêmicos e profissionais da saúde, para apresentar o Programa Núcleo Rondon na Universidade Federal do Ceará e promover discussões de conteúdos pertinentes à área. Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico. O referencial teórico utilizado baseia-se nos princípios propostos por Freire (1989). A elaboração da temporada ocorreu em cinco etapas: 1.Formação de comissão para administrar as atividades do podcast; 2.Escolha do elenco e dos temas dos episódios; 3.Definição do cronograma; 4.Produção; 5.Divulgação através do Instagram do Programa e de plataformas especializadas, como o Spotify. Resultados: A temporada é composta por três episódios, os quais irão apresentar o Programa sob a ótica dos seus três núcleos: Enfermagem e Medicina, Odontologia e Educação Física. Cada entrevista abordará as experiências dos convidados nas atividades de extensão, em suas respectivas áreas de atuação. Ademais, haverá a discussão de temas pertinentes à atenção primária. Conclusão: Espera-se beneficiar, pelo menos, 900 acadêmicos e profissionais da área da saúde, de forma direta. Além disso, o podcast será uma importante ferramenta para de ações educativas e empoderadoras, pois facilitará a promoção de informações relevantes no cotidiano de alunos e profissionais da área da saúde que se interessam pela atenção primária.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão