ESTRATÉGIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Desde março de 2020, no Brasil, foram adotadas medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a partir de então, as aulas presenciais da Universidade Federal do Ceará foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) passou a ser utilizados, por professores e estudantes dessa instituição, para que fosse possível continuar as atividades acadêmicas. Diante disso, esse trabalho tem a finalidade de refletir sobre as estratégias de ensino utilizadas para incentivar a participação dos estudantes e assim melhorar o desempenho discente do Curso Básico de Português da Casa de Cultura Portuguesa (CCP). Para discorrer sobre esse tema, foram usados como base (MARCUSCHI, 2008); (HUNHOFF; MATOS, 2015). Com isso, foi feita uma pesquisa qualitativa do desempenho e da motivação dos estudantes durante o semestre de 2020.2 e 2021.1 e foi possível constatar que o ensino remoto, com o passar do tempo, proporcionou menor interação e protagonismo por parte dos estudantes por meio das ferramentas utilizadas durante as aulas como Google Classroom e Google Meet. Diante disso, surgiu a necessidade de um replanejamento estratégico para a abordagem da disciplina por parte do professor, para que isso se tornasse possível foram adotadas outras ferramentas digitais, além daquelas já utilizadas, como Kahoot, YouTube, Quizizz e outros, ademais de a adoção uma abordagem que chamasse a atenção dos estudantes para a multimodalidade (KRESS; VAN LEUWEEN 1998) presente nos textos utilizados durante as aulas e a partir disso foi possível cumprir com o conteúdo programático proposto para os semestres do curso básico e proporcionar maior interação entre estudantes e professores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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