NANOPETROLOGIA E ESPECTROSOPIA MICRO-RAMAN PARA CARACTERIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES TECNOLÓGICAS DE MINERAIS: ÓXIDOS DE FE-TI E TANTALATOS
Resumo
A área de trabalho localiza-se na Província Borborema (PB), sendo a parte oeste de um importante cinturão Brasiliano que se estende do Brasil até a parte NW da África, nas reconstruções pré-drift. A estruturação atual da PB é atribuída principalmente à orogênese Brasiliana, a qual é marcada por uma rede de zonas de cisalhamentos de caráter transcorrente, com direção dominantemente NE-SW e E-W. As zonas de cisalhamento na região de estudo, apresentam feições geométricas em escala mesoscópica que sugerem movimentações sincrônicas e assíncronas entre si. As análises cinemáticas dessas megaestruturas em escala microscópica (microtectônica) e de cristal são fundamentais para a compreensão das orientações e deformações presentes nas rochas associadas às transcorrências estudadas. As caracterizações nanopetrológicas, microtectônicas e espectroscópicas auxiliam junto ao estudo geológico-estrutural no entendimento da evolução das zonas de cisalhamento estudadas e suas condições termodinâmicas, além disso, fornecem informações dos óxidos de Fe-Ti e tantalatos com condições sugestivas para suas aplicações como materiais multiferróicos (multifuncionais), sendo metais estratégicos para indústria moderna de eletrônica. Estes óxidos ocorrem como grãos simples de composições homogêneas ou variáveis, ou ainda em intercrescimento multi-mineral de que pode ser uma característica importante para o processamento do minério e metalúrgico, além do seu uso como traçador do grau de fracionamento dos pegmatitos e granitos hospedeiros, e para fins petrológicos e de exploração mineral. Apesar da óbvia importância, estudos com ênfases nanopetrológicas sobre os minerais minérios de Ta, Fe-Ti e seus intercrescimentos estavam faltando quase que completamente na Província Pegmatítica Borborema no NE do Brasil, uma importante fornecedora de minério de Ta nas décadas de 1940 a 1960.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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