PODCAST E AUTOAVALIAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTAS PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
A metodologia de ensino tradicional com materiais pedagógicos tradicionais(aulas,slides,apostilas etc.)aliada a um processo de autoavaliação que não consegue dar respostas de melhorias para a disciplina avaliada durante o semestre letivo avaliado,podem ser motivos para desmotivação na disciplina e/ou curso e quiçá evasão em ambas as instâncias.Neste contexto,foram feitas duas propostas experimentais de ferramentas didáticas para turmas da disciplina de Eletrotécnica,que atende uma média de 600 alunos de todas as engenharias por ano com uma heterogeneidade muito grande entre o corpo discente frequentador da disciplina.Assim,buscando inovação no material da disciplina,foi idealizado a realização de um podcast,um programa de rádio via internet com conteúdo sob demanda.O conteúdo que ministrado na sala de aula,disponível em áudio no SIGAA,proporciona ao aluno a oportunidade de ouvir e estudar na hora que quiser com mais liberdade e comodidade.Nesta versão piloto,foram gravados onze episódios semanais com um resumo da aula em um formato dinâmico e informativo.Uma segunda medida implementada foi a autoavaliação continuada da disciplina.Os resultados da autoavaliação institucional,que é realizada aos finais de cada semestre,só são divulgados no semestre subsequente,o que impede que as melhorias almejadas principalmente pelos alunos não sejam sentidas em decorrência da avaliação realizada, podendo frustrar e/ou desmotivar o corpo discente.Desta forma,uma autoavaliação continuada feita através de formulários online, aula a aula, buscam dinamizar esta relação.O docente,utilizando de ferramentas de Business Intelligence,pode analisar a autoavaliação feita pelos alunos e já buscar melhorias como didática,postura,materiais etc. na aula seguinte,proporcionando um avanço no processo de ensino e aprendizagem ainda no corrente semestre letivo.Os resultados parciais puderam ser notados como um maior interesse e atenção dos alunos nas aulas e um melhor desempenho nas avaliações.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.