CONTEXTUALIZANDO NARRATIVAS PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Lucca Uriel Macambira Barbosa
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever como narrativas digitais colaboraram para a criação de atividades participativas em sala de aula utilizando tecnologias colaborativas e metodologia ativa. A pesquisa pode ser classificada com estudo de caso, de caráter exploratório e qualitativa, pois aprofunda uma discussão sobre uma experiência específica realizada na disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais. A disciplina é ofertada no segundo semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) e teve 59 alunos matriculados. Durante o estudo foi observado a participação dos alunos e como eles interagiam em quatro atividades ao longo do semestre. No início de cada atividade, utilizamos uma narrativa para explicar e contextualizar um problema. A turma foi dividida em 8 equipes, mantidas durante todo o semestre e cada uma delas escreveu um livro, dentro do contexto da narrativa, contendo as reflexões da atividade realizada. A análise descreve a eficiência do uso da narrativa e a participação dos alunos. Após a coleta e análise, percebemos que a utilização da narrativa aumenta o interesse deles, pois durante as atividades as equipes permaneciam juntas e todos escreviam no livro colaborativo. Foi observado que somente dois alunos não participaram. Durante a explicação e realização das atividades, eles discutiam bastante como escreveriam a atividade. Ao final tivemos 8 livros com, aproximadamente, 40 páginas cada. Conclui-se que a metodologia da aplicação de narrativas contextualizadas atribui na participação dos alunos ao longo do semestre. Além disso, eles contribuem relatando suas experiências com a disciplina e isso gera constantes mudanças ao início do semestre posterior, visando melhorar o engajamento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação