FARMÁCIA ESCOLA COMO PROMOTORA DA AMBIENTAÇÃO E NÃO EVASÃO DOS ALUNOS DOS SEMESTRES INICIAIS NO CURSO DE FARMÁCIA DA UFC
Resumo
O Desconhecimento prévio a respeito do curso escolhido é um dos motivos de abandono na graduação. Projetos que abordam uma explicação sobre a área de atuação desenvolvem um maior conhecimento acerca da carreira escolhida, e sugere diminuição da evasão. Partindo desse pressuposto, sentiu-se a necessidade de implementar formas de manter o ingressante no curso de Farmácia, através da rotina do farmacêutico nos diferentes setores da Farmácia Escola, permitindo-o conhecer e experimentar a prática da atuação profissional. Este projeto tem o objetivo de contribuir para uma melhor ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais do curso de Farmácia através das atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola. Durante a semana zero do Curso de Farmácia é realizado uma explanação sobre a Farmácia Escola e suas atividades. Após essa palestra, os ingressantes são divididos em equipes para visitar à Farmácia Escola. Durante a visita são apresentados os farmacêuticos, demais profissionais e seus setores: Farmácia Universitária, Laboratórios do Controle de Qualidade Físico Químico e Microbiológico, Produção e Manipulação de Medicamentos. Ao final da visita é aplicado um questionário para avaliação do projeto e considerações sobre a visita. Dentre as respostas obtidas percebeu-se que 53,8% dos alunos não conheciam previamente a Farmácia Escola e atividades desempenhadas pela mesma. Ao avaliar o interesse pela profissão as respostas em sua maioria foram positivas, pois além de presenciar todo processo, estrutura envolvida e funcionamento da rotina farmacêutica, permitiu-se saber a importância do papel do farmacêutico, despertando interesse pela profissão. Conclui-se que houve estímulo e contribuição para melhor ambientação dos alunos recém-ingressos no curso de Farmácia ao dar oportunidade para aquisição de conhecimento sobre os campos de atuação do farmacêutico e sua rotina, permitindo maior percepção da profissão e suas áreas partindo da atuação na Farmácia Escola UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.