A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE
Resumo
Embora a Universidade Federal do Ceará seja, reconhecidamente, uma das maiores instituições formadoras de pesquisadores e profissionais, em geral, pode-se observar comumente indivíduos que possuem necessidades particulares e são invisibilizados no âmbito acadêmico, como é o caso de alunos com deficiência visual, e estas necessidades devem ser consideradas para que o aprendizado dos alunos em questão possa ser efetivo, além do sentimento de inclusão e pertencimento de todos dentro da universidade. Assim, levando em consideração os resultados positivos do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) - visa reduzir o número de evasão dos estudantes da universidade através da aprendizagem cooperativa-, o presente trabalho aborda a aprendizagem cooperativa ( AC ) como um recurso alternativo de acessibilidade quanto aos alunos deficientes visuais, tendo como finalidade desenvolver estratégias para o melhor rendimento dos mesmos, facilitar a permanência do grupo na universidade, bem como atenuar as dificuldades enfrentadas por estes no ambiente em pauta. A pesquisa teve como metodologia uma entrevista semiestruturada e qualitativa com cinco estudantes portadores de deficiência visual. O foco principal foi a compreensão do cenário experienciado na academia a partir do horizonte de expectativa desses universitários, com o intuito de perceber como a aprendizagem cooperativa poderia auxiliar a vida acadêmica dos alunos anteriormente citados. Com fundamento nos relatos reunidos, através das entrevistas, constatou-se a viabilidade da aprendizagem cooperativa como ferramenta de auxílio no processo de inclusão desses universitários que necessitam de recursos diferenciados para que seja possível a permanência e formação no ensino superior - assim como o interesse dos mesmos nesta nova metodologia. Desta forma, é possível observar a importância de novos caminhos no contexto universitário, com a intenção de alcançarmos a todos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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