A VIVÊNCIA DOS ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PELOS BOLSISTAS DO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS
Resumo
A Aprendizagem Cooperativa (AC) é um método que focaliza a solidariedade e o trabalho em grupo, ao contrário de metodologias individualistas que valorizam a competitividade entre os indivíduos. A A.C possui cinco elementos estruturantes ancorados nos fundamentos dos irmãos Johnsons (1999), são: responsabilidade individual, interação promotora, interdependência positiva, habilidades sociais e processamento de grupo. Juntos esses elementos auxiliam os indivíduos que compõe um grupo a realizar atividades tendo em vista objetivos comuns. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa relatar a experiência de vivenciar os elementos da AC no Letras Solidárias, projeto que integra o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, programa de bolsa da Universidade Federal do Ceará, durante o ano de 2019. Tal vivência se deu por meio das formações sobre revisão de redações voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que foram realizadas, em sua maioria, a partir da técnica transitória entre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa e a tradicional, a ETFMA (exposição introdutória, tarefa individual, meta coletiva, fechamento e avaliação individual). As formações visam auxiliar a revisar redações e aprofundar os conhecimentos sobre metodologia da AC. Dessa forma, percebeu-se que ao longo das formações e atividades propostas, os envolvidos passaram a conhecer mais sobre a metodologia da AC e desenvolver maior entrosamento dentro do grupo. Ademais, oportunizou clima positivo e incentivou o conhecimento igualitário entre todos os participantes. Além disso, foi possível identificar com clareza os elementos da AC contidos nas formações, por exemplo, no que se refere ao elemento habilidades sociais, presente nos momentos de compartilhamento nos grupos. Portanto, as experiências vivenciadas por intermédio dos elementos da AC são de fundamental relevância na harmonia dos relacionamentos, na construção de laços afetivos e na proporção de uma aprendizagem mais saudável e humanizada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.