ATIVIDADES LÚDICAS, ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA, COMO REDUTOR DE NÍVEIS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E CONSEQUENTE MELHORIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
De acordo com Murcia (2005), brincar, divertir-se e aprender são inerentes na vida de qualquer grupo. O mesmo autor ainda relata que deve-se estimular as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, juntamente com outras atividades, para enriquecer a personalidade criativa e ajudar o discente a vencer os desafios da vida. Entretanto, nota-se uma demasiada carência de tais atividades no cotidiano do discente, permeando, assim, no aumento de níveis de ansiedade, estresse e consequente diminuição do seu rendimento acadêmico. Com isso, nossa hipótese é que a aplicação dessas práticas no cotidiano, como brincadeiras e jogos através da metodologia da aprendizagem cooperativa, contribui para a redução dos níveis de estresse e ansiedade dos alunos da graduação. Assim, a pesquisa procurou avaliar essa redução para que se perceba, consequentemente, a melhoria do rendimento do aluno e o impacto em suas vidas pessoais e acadêmicas. A metodologia valeu-se de uma pesquisa qualitativa-quantitativa elaborada em forma de questionários online e entrevistas realizadas no Centro de Tecnologia (CT) e no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) no Campus do PICI. A entrevista foi realizada entre docentes que adotam o lúdico em suas aulas através da metodologia da aprendizagem cooperativa e participaram igualmente, através de questionários online, discentes universitários que poderiam ou não ser bolsistas do PACCE, tendo como objetivo principal a confirmação ou não de nossa hipótese. O presente artigo obteve dados, onde 46,5% dos discentes não possuem qualquer atividade lúdica, 82,6% confirmaram que perceberam diferença em seu rendimento acadêmico após tais atividades e 95,7% sentiu que seu nível de ansiedade e estresse diminuiu com a adesão do lúdico em seu cotidiano. Entre professores, ambos os entrevistados percebem a melhoria no rendimento dos alunos com a adesão da ludicidade através da aprendizagem cooperativa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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