O PROFESSOR ORIENTADOR E O MONITOR: PARCERIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA?

Autores

  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

1 – INTRODUÇÃO E A QUESTÃO-PROBLEMA. O Programa de Iniciação a Docência (PID) busca emergir no discente a manifestação motivacional ao ensino. Apesar das orientações há uma clara desvirtuação do programa. Os pares usualmente esquecem que o monitor deveria ser tratado como sua própria “sombra”. Deveria por meio de suas ações de docência reforçar os aspectos latentes do indivíduo. O que se pergunta é: tal parceria resulta em aprendizagem cooperativa? 2 - FOCO METODOLÓGICO ADOTADO. Foi aplicado um “survey” junto aos professores contemplados no PID da Universidade Federal do Ceará no biênio 2018-2019, recorrendo ao questionário, o qual aplicado “in loco”, contemplando aspectos de forma a mensurar a conexão da definição de aprendizagem cooperativa. Em seguida os dados foram submetidos ao tratamento estatístico descritivo. Paralelamente, elementos qualitativos foram captados por meio de provocações durante a aplicação do questionário, para reforçar os achados, recorrendo a entrevista semiestruturada, onde os dados foram submetidos a análise de conteúdo, evidenciando as categorias pertinentes. Os registros foram configurados no diário de campo. A validação se calcou no retorno às fontes originárias e também submetido ao crivo de especialistas educacionais. 3 - O QUE OS DADOS REVELARAM PRELIMINARMENTE? Em uma amostra de 83 professores, 61% compartilham os seus momentos de prática de docência em suas disciplinas que ministram: forma de explanação de um assunto, elaboração de atividades escritas, enfrentamento de problemas em sala de aula, construção de questões de provas. No contraste dos resultados, 59% dos monitores corroboraram suas respostas fortalecendo o grau de cooperação de sua aprendizagem no contexto. 4 - UMA REFLEXÃO FINAL. Apesar da divergência em 2%, tal percentual não invalida a forte correlação da aprendizagem cooperativa do docente e monitor, na opinião de 51 docentes e 49 monitores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa