COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: A TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
A Educação Ambiental tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e como combatê-los, fazendo uso de modelos de desenvolvimento sustentáveis que visam a aplicação de soluções limpas, incorporando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Em geral, nosso modo de gerir e explorar o meio natural repercute negativamente na renovação dos recursos ambientais, tornando esse ciclo insustentável. A incompreensão da comunidade acadêmica e do seu entorno à respeito dessa problemática pode estar relacionada com a falta de uma abordagem coordenada e interdisciplinar de Educação Ambiental (Barbieri, 2004) e de divulgação científica. Por meio do projeto “Comunicação para a Sustentabilidade” da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), dentro do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), foram desenvolvidas atividades de educação ambiental e divulgação científica com a utilização de mídias físicas (cartazes e pôsteres) e mídias digitais (redes sociais e site institucional). Foram abordados temas como composição da fauna e da flora do campus, práticas sustentáveis, datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente, além de campanhas de sensibilização ambiental sobre o uso de descartáveis plásticos e descarte adequado do lixo. Com o trabalho realizado concluiu-se que a educação ambiental e a criação de uma consciência socioambiental não se resumem apenas à transmissão de conhecimento, mas também envolve processos de sensibilização que despertem novas formas de encarar e estabelecer relações do homem com a natureza de forma a atenuar, evitar, e até mesmo reverter, quadros de degradação ambiental. Além disso, esses processos devem ser capazes de estimular a proatividade englobando todas as suas áreas de aplicação (ambiental, econômica e sociopolítica), de modo democrático e participativo, conectando-se às vertentes do desenvolvimento sustentável.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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