O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria do Socorro Oliveira Da Silva
  • Profº Drº Messias Holanda Dieb
  • Ana Angélica Gomes de Almeida
  • Maria Ana Clede Prudêncio de Paulo
  • Messias Holanda Dieb

Resumo

A utilização da metodologia tradicional de ensino, ainda é muito presente nas salas de aulas contemporâneas. Com as constantes transformações sociais e o avanço das novas tecnologias, há uma exigência de um novo perfil docente, que busque novos caminhos e novos métodos de ensino, tendo seu foco no protagonismo e autonomia discente. Nesse contexto, eis que surgem as Metodologias Ativas de Ensino (MAEs), como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem, que têm sua atenção voltada às necessidades específicas do educando. Assim, traçamos nosso objetivo no intuito de analisar o uso que os docentes fazem das (MAEs) na formação dos futuros pedagogos da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse sentido, indagamos como as (MAEs) têm sido utilizadas nos cursos de Pedagogia presenciais diurnos e noturnos da (FACED - UFC). Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do problema, de carácter descritivo. Como referencial teórico, nos baseamos nos estudos realizados de Freire (1999), Dewey (1978), entre outros, em que nos apoiamos para a escrita deste trabalho. Como resultados obtidos, podemos observar o esforço dos docentes no sentido de inovar na sua prática por meio da utilização de métodos que vão além da aula expositiva e que propiciem a melhoria da qualidade do seu trabalho. Assim, no que concerne o uso dos métodos ativos de ensino, concluímos que há uma necessidade de a IES possibilitar cursos de formação aos docentes das diferentes (MAEs), pois estas têm uma crucial importância para o professor, para o aluno e para a própria IES.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis