ANÁLISE DO PROJETO DE LOGÍSTICA REVERSA DE PILHAS E BATERIAS NO ÂMBITO SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Um dos maiores percalços para a sustentabilidade ambiental é a gestão dos resíduos sólidos. Assim, não é de agora que esta questão tem ganhado notoriedade no Brasil; além dos perigos sanitários e de saúde pública, oriundos do descarte inadequado, há a visível preocupação com a preservação do ambiente natural e com a reutilização de recursos, fazendo com que esta temática seja cada vez mais necessária. Dessa maneira, desde 2012, o projeto de Logística Reversa de Pilhas e Baterias, do grupo PET Engenharia Ambiental UFC, busca estratégias de sensibilização ambiental e preservação do meio, através de coletas periódicas de pilhas e baterias nas imediações da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, o projeto possui parceria com a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC, recolhendo mensalmente em torno de 35 kg desses resíduos nos 30 coletores distribuídos nos campus em Fortaleza; totalizando entre fevereiro e outubro de 2019 aproximadamente 285,755 kg. Todavia, é notório a resistência do manejo adequado desses resíduos, atribuído a variados fatores tais como: a desinformação e a falta de sensibilização; o que reflete a necessidade de reverter este quadro. À vista disto, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da atuação do projeto, bem como propor possíveis medidas para o seu desenvolvimento. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica por meio de artigos, livros e revistas, a fim de se desenvolver mecanismos que possam capacitar a realização deste estudo. Analisando o quadro, constatou-se que ainda há resistência no descarte adequado e equívocos no descarte de pilhas e baterias – havendo a presença de inúmeros outros materiais eletrônicos. Portanto, faz-se necessário traçar estratégias de sensibilização ambiental com a universidade e a sociedade, para que haja o descarte consciente e o início de uma caminhada de atitudes sustentáveis.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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