GEFF - GRUPO DE ESTUDOS FILOSOFIAS DE FRONTEIRAS
Resumo
O Grupo de Estudos Filosofias de Fronteiras (GEFF), vinculado ao PET-Filosofia-UFC, foi criado e organizado por Antonia Lia, Francisco Erick e Lucas Eduardo, graduandos em filosofia-licenciatura, em 2019.1 com objetivo de estudar filósofas e filósofos contra-hegemônicos, contra-colonialistas e antirracistas, tendo em vista a ausência de grupos, debates, disciplinas no currículo, nessa linha de pensamento filosófico no presente curso. Os encontros ocorreram semanalmente, feitos em rodas de polidiálogo, sendo divididos em conversações a partir de textos selecionados e previamente lidos, com a mediação dos coordenadores do grupo. No decorrer do primeiro semestre de 2019 estudamos os seguintes textos e conceitos respectivos: “Contra o Método” e “Adeus à Razão”, de Paul Feyerabend (Incomensurabilidade, Razão, Relatividade, Anarquismo Epistêmico, primazia da Indutividade); “Filosofia a Toques de Atabaques”, de Muniz Sodré (Filosofia Nagô, Contracolonização do Pensamento, Comunicação Transcultural, Arkhé); “Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”, de Eduardo Viveiros de Castro (Cultura e Natureza no pensamento Ameríndio, Multiculturalismo e Multinaturalismo, Perspectivismo, Xamanismo); “Uma Epistemologia para a Próxima Revolução”, de Linda Alcoff (Chave Mestra, Revolução Epistêmica, Epistemologia da Ideologia, Obstáculo Epistemológico e Identitário). No segundo semestre de 2019 estudamos, a partir da leitura e discussão em roda dos seus três capítulos, a obra do filósofo, professor e pesquisador, Renato Noguera, intitulada “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639”, além de convidar a filósofa e pesquisadora Adilbênia Machado para palestrar sobre seu livro, recentemente lançado, intitulado “Filosofia Africana: Ancestralidade e Encantamento como Inspirações Formativas para o Ensino das Africanidades”, enriquecendo nossas perspectivas. Concluímos que todo o estudo de 2019 teve como princípio a contracolonização epistêmica e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.