PET SISU - AÇÃO EDUCATIVA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma ferramenta gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Contudo, é visto que muitos adolescentes, possuem dificuldade para compreender sobre o funcionamento do sistema e as formas de ingresso à Universidade. Por isso, o grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveu proporcionar uma ação sobre a temática, com o intuito de sanar dúvidas e expandir a visão deles sobre as formas de acesso à Universidade. Objetivou-se relatar experiência da execução de ação educativa para estudantes do ensino médio de uma escola profissionalizante em Itaitinga-CE. Trata-se de um relato de experiência acerca de uma ação educativa sobre o processo de ingresso à Universidade através do SISU. A prática foi realizada com 80 discentes do 3° ano do ensino médio de uma escola profissionalizante no município de Itaitinga-CE, em novembro de 2019. Houve explanação teórica a respeito dos aspectos gerais do SISU, das cotas e da ampla concorrência, das listas de espera, das notas de corte e procedimento para efetivação da matrícula, além da exposição de vivências acadêmicas durante o curso de Enfermagem na UFC. A ação foi vista como muito enriquecedora por conta da nítida contribuição ao saber dos alunos sobre a temática, já que notou-se deficiência no conhecimento deles, principalmente, sobre o assunto de lista de espera e banco de suplentes. Além disso, as palestrantes sempre retomavam o assunto antes de ir para o tópico seguinte e pediam para eles explicarem, de modo a verificar o aprendizado dos estudantes. Entende-se como uma forma de incentivar e expandir a visão dos alunos sobre as possibilidades de ingresso à Universidade, além de sanar questionamentos e compartilhar experiências sobre a vida acadêmica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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