WORKSHOP "DISPLACEMENT, PLANNING AND CITIZENSHIP": UMA EXPERIÊNCIA DE DIÁLOGO INTERNACIONAL DO ARQPET - UFC
Resumo
A expansão dos saberes por meio do diálogo entre culturas e vivências distintas é uma prática notadamente rica. Diante disso, a internacionalização do conhecimento é uma das maneiras que se realiza este tipo de experiência no âmbito acadêmico. Neste contexto, em 2019, a professora Clarissa Freitas ministrou uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC denominada “Displacement, Planning and Citizenship”, em parceria com a Universidade de Illinois (UIUC) e os professores Ken Salo e Faranak Miraftab, que comandou uma disciplina espelho nos Estados Unidos. Foram realizados encontros por videoconferência, nos quais temáticas e textos pré-definidos eram discutidos em inglês. O foco das discussões eram as questões socioespaciais vividas em Fortaleza, que, para o estudo de problemáticas urbanas, pode ser considerada uma espécie de “cidade modelo”. Foram, no total, 4 encontros, e o fechamento da disciplina se deu com a vinda de alguns dos estudantes estrangeiros para Fortaleza em maio de 2019. Este segundo momento que denominamos "Workshop", contou com o apoio dos bolsistas do PET Arquitetura, alguns dos quais também participaram como ouvintes da disciplina. Durante o workshop, foram organizadas visitas a comunidades de ZEIS, apresentações de trabalhos acadêmicos, participação nos protestos pela educação e um percurso no novo Veículo Leve Sobre Trilhos. Além disso, 3 jovens moradores da ZEIS Bom Jardim e 3 da ZEIS Lagamar também acompanharam as atividades do Workshop. Apesar das barreiras culturais, sociais e linguísticas, o esforço de estabelecimento de diálogo promoveu uma interação muito proveitosa, que permitiu que pessoas de realidades extremamente distintas se encontrassem, tornando, assim, a experiência um momento de profundo aprendizado para todas as partes, contemplando e até superando os campos do ensino, da pesquisa e da extensão.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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