IDENTIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO ARQUIVÍSTICA ADMINISTRATIVA DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISAS INDÍGENAS

Autores

  • Raniele Figueiredo Alencar
  • Manoel Afonso Ferreira Lima
  • Madson Matos Lobo
  • Regina CÉlia de Camargo Campos

Resumo

O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC) do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como objetivos gerais preservar, divulgar e dialogar com os distintos acervos documentais (impressos, orais, digitais, iconográficos, entre outros), ao funcionar como espaço laboratorial de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em articulação entre a Universidade Federal do Ceará e a sociedade cearense. Um de seus projetos é a organização documental do acervo arquivístico, bibliográfico e museológico doado pela Associação Missão Tremembé - AMIT que tem como missão o "Fortalecimento da resistência dos Povos Indígenas do Ceará no enfrentamento aos desafios diários, afirmando-se com entidade responsável pelo estudo, pesquisa e divulgação dos acontecimentos à sociedade civil e as autoridades da realidade étnica-indígena”. Trata-se de um dos maiores acervos indígenas do Nordeste que brevemente será aberto ao público. Visando a realização desse projeto, fez-se necessário o tratamento documental do acervo e optou-se por iniciar pela documentação administrativa com as seguintes etapas: Higienização, Identificação de cada item do acervo em planilha eletrônica indicando sua localização (não importando o suporte); triagem e separação física da documentação de uma mesma categoria visando facilitar o futuro ordenamento intelectual do acervo e acondicionamento da documentação em caixa-box padrão com identificação externa do conteúdo. Portanto trata-se de projeto em fase inicial de organização que pretende se estender nos próximos anos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica