RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO DE FUNDAMENTOS JURÍDICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ÁREAS NÃO JURÍDICOS
Resumo
O artigo em desenvolvimento apresenta resultados da pesquisa desenvolvida junto à Bolsa de Iniciação Acadêmica sobre a relevância do conhecimento jurídico para áreas não jurídicas, com enfoque no Jornalismo e Direito. A pesquisa baseou-se, assim, na análise de equívocos cometidos, sobretudo pelo emprego equivocado de termos próprios do direito em manchetes e matérias jornalísticas, que acarretam problemas de entendimento e compreensão. Diversos casos foram estudados, tendo como fontes sites informativos, blogs e jornais físicos. Com efeito, a imprensa atua como veículo entre as vastas áreas de interesse social e a sociedade, ficando corriqueiramente o jornalista incumbido da tarefa de traduzir informações de meios especializados em notícias assimiláveis pelo leitor. Diante disso, o trabalho de mediação entre os atores jurídicos e a sociedade enfrenta desafios, dentre os quais reflete-se nosso objeto de estudo: a linguagem jurídica. Desde a busca pela informação até a sua divulgação exige-se do profissional precauções para evitar erros ao transmitir a notícia. Entretanto, o que se verifica é um considerável desconhecimento de muitos jornalistas ao lidar com o trato da informação jurídica, tal como pode ser percebido nos erros jornalísticos em matérias impressas e online. Diante desse contexto, surgiu-nos a indagação dos motivos que permeiam tais situações, sendo possível apontar a complexidade dos termos pertencentes ao direito aliado à falta de preparo adequado, e até mesmo um certo interesse no emprego errôneo de alguns termos, todos podendo dificultar e ocasionalmente impedir o bom desempenho dos profissionais do jornalismo Dessa forma, fora construído, como proposta, o desenvolvimento de um minidicionário que traga conceitos essenciais do direito para a simplificação do entendimento da linguagem jurídica, e consequentemente uma melhor tradução da informação jurídica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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